Obesidade

Dia 21 de Maio – Dia nacional da luta contra a Obesidade

A prevalência da obesidade tem vindo a aumentar nos últimos anos, principalmente a obesidade infantil. O desenvolvimento tecnológico, os horários laborais a que estamos sujeitos, a constante publicidade e os novos alimentos que surgem todos os dias, não facilitam as escolhas alimentares.

A nutrição e alimentação influenciam direta ou indiretamente a sua saúde a curto e a longo prazo, e sendo a obesidade o ponto inicial para o desenvolvimento das principas doenças crónicas como a diabetes, doenças cardiovasculares e oncológicas, é importante que tenhamos especial atenção!

Uma alimentação saudável baseia-se então em ser completa, equilibrada e variada. Isto é quando come alimentos de todos os grupos alimentares e bebe água, tendo a atenção em consumir com maior frequência os alimentos pertencentes aos grupos de maior dimensão e variando ao máximo dentro de cada grupo.

Evite o consumo de alimentos processados, ricos em açúcares, gorduras, aditivos e substâncias conservantes, que para além de não serem benéficos a nível nutricional, também não favorecem um bom estado de saúde.

O exercício físico é outro fator muito importante. Não só para controlar o peso, perder gordura e ganhar massa muscular, como também para manter um bom estado de saúde. Um indíviduo que não pratique exercício físico tem maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares, hipertensão, hiperlipidemias, diabetes…

É importante não só praticar uma alimentação saudável, mas sim todo um estilo de vida!! Pouco stress, escolhas alimentares adequadas, exercício físico, tempo para o trabalho e para o convívio, são fundamentais para viver muitos anos e bem, de modo a aproveitar tudo o que a vida tem para lhe dar.

Inês Panão | Ajudacerta24